Instituição

Engenheiro, voluntário da pátria e coronel do exercito brasileiro, empreendedor. Este é um pequeno relato da trajetória e da importância do cidadão Emílio Carlos Jourdan para a nação brasileira, em especial para a cidade de Jaraguá do Sul (SC), nas terras que demarcou, fundando a “Colônia Jaraguá” no ano de 1876.

Jourdan não só iniciou o processo de desenvolvimento urbano desta cidade, mas também aqui instalou a primeira empresa jaraguaense, o “Estabelecimento Jaraguá”.

Foi em homenagem ao fundador da cidade que Instituto Jourdan foi concebido, justamente focado nas vertentes urbanas e econômicas com o objetivo de desenvolver Jaraguá do Sul como uma cidade para as pessoas, com desenvolvimento de forma sustentável, garantindo qualidade de vida e a contínua geração de riqueza, emprego e renda para seus munícipes.

A missão do Instituto Jourdan é servir de base técnica, e como indutor da tomada de decisão, tanto pelo Poder Público quanto da sociedade, pautando o planejamento continuado da cidade, através de ações de curto, médio e longo prazo.

A meta do Instituto é que as diretrizes de desenvolvimento do município sejam referência de continuidade para a gestão pública, e por isso, suas ações são baseadas em dados e critérios técnicos. Com este objetivo, o Instituto pauta-se em um processo integrado, contínuo e permanente de pesquisa e planejamento, que contempla a coleta e a análise de dados, bem como o monitoramento dos processos, que alimentam o ciclo do conhecimento e consolidam melhorias na gestão pública, otimizando o uso de recursos.

Com base na Macrodiretriz Jaraguá Ativa, o Instituto Jourdan busca transformar a nova economia - inovadora e criativa - numa oportunidade de negócios para empresas e novos empreendedores jaraguaenses, criando um ambiente favorável para a sua retenção e atração, potencializando e qualificando o ambiente físico-territorial do município, para que as pessoas vivam melhor, integrando, assim, informações de maneira sistêmica para o desenvolvimento equilibrado de Jaraguá do Sul.

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

Presidência
Ronaldo de Lima

Gerência Administrativa/Financeira
Salete Walz

Gerência de Planejamento Urbano
Cristiane Lucht

Gerência de Mobilidade Urbana
Aurélio Luiz Junckes

Altera Denominação da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-territorial de Jaraguá do Sul – Ipplan para Fundação Instituto Jourdan de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Urbano e Econômico Sustentável de Jaraguá do Sul, e dá outras providências.